Usuário de craque sintomas

Atualmente, o crack é uma das drogas mais devastadoras para o usuário, de maneira direta, e para sua família e a sociedade como um todo, de maneira indireta. Isso porque além de ser altamente viciante quando comparado a outras drogas, ele traz sérias complicações à saúde física e mental do usuário, sendo por isso considerado um problema de saúde pública.

Se por um lado a prevenção ao uso de crack é uma tarefa praticamente impossível, já que há uma grande rede de tráfico por trás da droga que permite seu fornecimento a preços extremamente baratos, é possível identificar os sinais em alguém que você acredita que esteja usando crack. Por isso, se você tem alguém em sua família, um amigo ou conhecido que suspeite que esteja fazendo uso da droga, continue a ler este artigo, pois na sequência você conhecera os principais sintomas desta terrível doença.

Principais sintomas

Um dos primeiros sinais do uso de qualquer droga, incluindo o crack e que pode ser facilmente identificado, é a mudança de comportamento. A dificuldade de concentração, que pode influenciar na produtividade da pessoa no trabalho, na escola ou faculdade, é um importante sinal de alerta.

Além disso, o abandono de atividades rotineiras como escovar os dentes, comportamentos repetitivos como fechar e abrir portas constantemente, e dificuldade de manter relações afetivas com a família, amigos e parceiros(as) também são considerados sintomas decorrentes do uso de crack.

Os sintomas físicos mais recorrentes em usuários de crack são queimaduras e bolhas na região da face, mãos e lábios, causadas pela alta temperatura que a pedra de crack precisa para ser transformada em fumaça. Olhos vermelhos, problemas em dentes e gengiva, diarreia, vômito, flatulências e movimentos musculares involuntários também servem como sinais de alerta.

Depois de um certo tempo consumindo o crack, surgem os sintomas clássicos dos usuários das drogas. Ocorre uma redução drástica de apetite, o que pode levar a pessoa a emagrecer mais de 10 kg em um único mês com o consumo constante da droga. Além de magro, o usuário também fica com aparência cansada e suja, pois é normal que depois de alguns meses de uso a pessoa passe a utilizar crack de forma contínua por vários dias seguidos, fazendo com que o sono, a alimentação e a higiene sejam deixadas de lado.

Recuperação do usuário

A boa notícia é que, mesmo diante desses verdadeiros horrores que o crack obriga o usuário a fazer consigo mesmo, é possível tratar o vício para que a pessoa consiga restabelecer sua vida. Isso é feito através da internação em clínicas especializadas.
O modo e o o grau do tratamento feito variam muito de acordo com o usuário e a clínica. A primeira tarefa é fazer uma avaliação com o psiquiatra para determinar o nível da dependência e, a partir dai, definir como o tratamento será feito e de quanto tempo ele devera durar.

Fonte: clinicagamalife