Alcoolismo

Tratamento do Alcoolismo

 Alcoolismo o que é?   

O alcoolismo é considerado como o uso permanente e excessivo de bebidas alcoólicas ou um desejo incontrolável que sempre leva um indivíduo a beber. De modo a interferir em sua vida social, familiar e profissional.

botão fale conosco  botão Preciso de Ajuda  botão Nós Ligamos

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece o alcoolismo como uma doença primária, multifacetada e evolutiva, podendo ser fatal se não for tratada. Seu tratamento precisa ser adequado, humanizado e efetivo. É a partir desse reconhecimento que na Clínica Reencontro tratamos o alcoolismo cuidadosamente em cada um dos seus aspectos: biológico, psicológico e social.

Tratamento

O aspecto biológico, ou seja, a necessidade do corpo de cada vez consumir mais, é tratada com a equipe médica.  Uma equipe composta de psiquiatra, clínico geral, nutricionista e educador físico, aliado ao acompanhamento 24 horas.  Para evitar crises de abstinência. Além disso, adotamos também a medicação via oral quando o residente apresenta a necessidade para eliminação de sintomas de abstinência e tratamento de comorbidades.

Equipe

O aspecto psicológico é tratado com a equipe técnica: psicólogos, técnicos em Dependência Química, conselheiros, coordenadores e monitores.

Toda essa equipe elabora um programa de tratamento individual especifico para o residente que apresenta alcoolismo. Fundamentado nos 12 passos das irmandades anônimas, programa esse que trata desde a conscientização da doença do alcoolismo até a reintegração social do alcoólatra. O aspecto social é abordado no início do tratamento através do convívio coletivo em todas as atividades na clínica.  Durante o tratamento com as visitas familiares que acontecem mensalmente. No final do tratamento através das ressocializações, onde acompanhamos o retorno do residente para sua família.

Em nossa sociedade prevalece o mito de que um problema com álcool é sinal de fraqueza moral. Como resultado disto, você pode até achar que procurar ajuda é admitir algum tipo de defeito, que você deveria se envergonhar. Contudo, o alcoolismo é uma doença como outra qualquer. Identificar um possível problema com álcool tem uma compensação enorme, uma chance de viver com mais saúde.

Para saber mais, veja esta matéria do site minha vida que fala mais sobre o alcoolismo, clicando aqui.