Etapas esperadas para o tratamento

1º Etapa: a etapa inicial do tratamento da Clínica Reencontro costuma durar de 15 a 30 dias, variando de acordo com a evolução da recuperação do residente. Inicia-se com o processo de desintoxicação do mesmo, a eliminação de obstáculos, resistências e anamnese, ferramentas necessárias para integrar o residente ao grupo e discutir com ele conceitos como: mecanismos de defesa, egocentrismo, inadequação, inabilidade, impotência, perda de domínio e doença. Além disso, são abordados na Clínica Reencontro assuntos como os prejuízos causados pelo consumo de álcool e drogas.

2º Etapa: nesse estágio, o residente já constrói uma relação de confiança com a equipe da Clínica Reencontro, possibilitando a reabilitação do mesmo. Nesse momento, é importante analisar junto com o residente a associação entre os custos e benefícios do tratamento, bem como as complicações e o estado comportamental do residente. É necessário avançar na superação da ambivalência existente na mente desse residente, fruto da confusão entre pensamentos positivos e negativos. Para sanar este problema, o tratamento se foca no aumento da autocrítica e de sua autoconsciência como forma de permanecerem apenas os pensamentos estimuladores da mudança.

3º Etapa: nesta etapa, o residente precisa de todo o apoio da equipe multiprofissional. É o momento em que percebemos a importância da diversidade de recursos para motivá-lo a buscar sua recuperação na Clínica Reencontro. A dependência química costuma ser um caso de alta complexidade, já que pode ser originada por diversos fatores. Por isso, é fundamental a formação de uma equipe completa. Nesse estágio, os objetivos da etapa anterior foram cumpridos e o residente enxerga a sua recuperação de forma clara e consequentemente necessária. Ele passa a acreditar de fato na reabilitação e na possibilidade de uma abstinência total de substâncias. O residente se mostra apto a compreender a ligação entre sua abstinência, seu estado comportamental e suas atitudes.

4º Etapa: é o momento em que efetivamente é possível colocar em prática a reabilitação do residente. Para isso, a equipe da Clínica Reencontro reúne todas as ações positivas encontradas, visando ampliar o autoconhecimento do residente e fazer com que ele reconheça em que ponto errou para que não volte ao mesmo. Além disso, o residente recebe da equipe diversos ensinamentos sobre uma vida saudável e sobre como estabelecer de maneira satisfatória os relacionamentos sociais, afetivos, bem como o relacionamento e a administração de seus bens materiais e sua renda financeira. Deste modo, são trabalhados mecanismos de defesa como uma forma de prevenir as recaídas, tais como: auto respeito, auto eficácia e percepção da possibilidade de uma vida saudável. Com o auxílio da equipe da Clínica Reencontro, o residente também é capaz de traçar metas viáveis a curto, médio e longo prazo que ajudam a prolongar e motivar sua recuperação.

5º Etapa: é a etapa da reintegração social. Aqui o residente, agora em recuperação, recebe informações relacionadas a prevenções em situações de risco, hábitos pessoais novos e estabelecimento de metas, que garantem que o residente permaneça longe das drogas e álcool. Além disso, o residente é orientado sobre como elaborar planos de emergência para casos de perdas, separação, desemprego como outras situações do cotidiano.