Estresse? Hábitos diários para manter o corpo e a mente saudáveis

 

Estar livre da tensão e do estresse diário é o desejo de muitas pessoas. Afinal, nada melhor do que ter uma vida saudável e feliz onde a ansiedade passe longe e a depressão seja algo inimaginável.

Mas será que é possível viver dessa forma com simples mudanças de hábito em nosso próprio estilo de vida? A resposta é sim. Poucas pessoas sabem, mas a sensação de bem-estar entre a mente e o corpo é equilíbrio perfeito para uma vida saudável.

É IMPORTANTE MANTER A MENTE SAUDÁVEL E LIVRE DE ESTRESSE?

Uma mente saudável traz conforto e bem-estar que refletem positivamente em vários aspectos da vida. Família, amigos, relações amorosas, convívios sociais e desafios profissionais tornam-se mais prazerosos e estimulantes.

Uma agenda cheia de compromissos inadiáveis, uma rotina de trabalho estressante, a falta de tempo para o descanso. São vários os fatores que acabam ocasionando o cansaço mental, que resulta em desânimo e/ou ansiedade.

Cuidar da mente exige dedicação e mudança de hábitos. É preciso ter força de vontade e uma postura firme para ajudar a manter a saúde mental. Caso não seja prioridade, pode levar a algo mais grave, como a depressão.

Mas como cuidar da saúde mental? Atente-se para a lista a seguir.

CUIDADO DA MENTE E DO CORPO

A alimentação é um dos principais fatores na sua mudança de hábito para a saúde mental. Quer evitar o estresse e a ansiedade? Invista em ótimos nutrientes que auxiliam e desenvolvem as funções cerebrais.

Mantenha uma alimentação rica em proteínas e vitaminas. Não apenas em lanches rápidos durante os intervalos, mas em todas as suas refeições diárias.

E não são pratos sofisticados, exóticos e caros que são difíceis de encontrar ou fazer. Um ótimo exemplo de um alimento que faze bem para o cérebro é o abacate, pois possui propriedades antioxidantes. Propriedades essas que ajudam no combate ao envelhecimento.

O abacate também é uma fruta rica em ômega-3, que combate o desgaste do cérebro. Assim como o outro aliado do cérebro: o brócolis. Um vegetal rico em nutrientes que ajudam na saúde do órgão, contribuindo com a boa memória.

Para enriquecer a sua salada e manter o cérebro saudável, temos o tomate. Rico em licopeno e com propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento das células, o tomate auxilia o organismo na proteção de várias doenças.

OS EXERCÍCIOS SÃO PARCEIROS DO CÉREBRO

Já é comprovado cientificamente que os neurônios continuam a nascer durante toda a vida. Então, por que não continua também estimulando o cérebro através da atividade física?

Quanto mais sangue circular pelo cérebro, maior o número de novos neurônios. É justamente nesse ponto que entra a prática de exercícios físicos. Estimular o desenvolvimento de novos neurônios ativa o hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória.

Estudos feitos pelo neurocientista Art Kramer, da Universidade de Illinois, comprovaram os efeitos positivos da atividade física para evitar o estresse. Ele monitorou um grupo de pessoas com mais de 60 anos que praticou exercícios regularmente durante seis meses.

De acordo com esse estudo, o grupo teve um aumento do volume cerebral em áreas do lobo frontal. Essa é uma importante região que trabalha o raciocínio. As pesquisas anteriores comprovaram que essa área sofre de deterioração e a velocidade do raciocínio é prejudicada.

PENSAMENTOS POSITIVOS SEMPRE

Não deixe que pensamentos positivos tomem conta da sua mente e da sua vida. Esse é uma dos piores inimigos do cérebro. Alimente-o com ações e decisões que tragam benefícios para você e as pessoas que convivem com você.

Pode ser difícil controlar as emoções e aproveitar melhor a vida. Têm dias que o desejo e explodir sem pensar e extravasar com gritos para mandar o estresse embora. Mas isso só aumentará os problemas.

Cultivar pensamentos positivos e controlar as emoções é um exercício diário de conhecer a si mesmo; e você deve praticá-lo todos os dias. Quando pensamentos de ansiedade e outros pontos que podem levar à depressão chegarem à sua mente, encare-os e os transforme em autoconhecimento. É você que está no controle.

 

Se você ou algum ente querido precisa de ajuda, entre em contato conosco! Nós podemos ajudá-lo!

 

Fonte:https://estanciafraternidade.com.br/estresse-habitos-diarios-para-manter-o-corpo-e-a-mente-saudaveis/

Leave a Reply

Facebook