Atividades Terapêuticas

A Clínica Reencontro oferece um cronograma diário de atividades visando a recuperação física, mental, emocional e social dos residentes. Essas atividades são proporcionadas por profissionais especializados no tratamento de dependência química e alcoolismo, possuindo todas um propósito terapêutico e desenvolvimento cuidadoso onde são respeitadas as necessidades de cada um.

Reunião de Espiritualidade: esta atividade não possui nenhum vínculo com entidades religiosas. Apenas visa ao residente o desenvolvimento de sua espiritualidade, que é utilizada no tratamento de álcool e drogas como fonte de motivação, por meio de leituras e cantos escolhidos pelos próprios residentes.

botão fale conosco  botão Preciso de Ajuda  botão Nós Ligamos

post2

Reuniões Temáticas: durante as reuniões temáticas, os técnicos de referência abordam assuntos referentes à dependência química e alcoolismo, passando pelo primeiro contato com a bebida até os efeitos espirituais, psicológicos e físicos drasticamente causados pelo constante consumo dessas substâncias.

Laborterapia: são atividades realizadas de acordo com o condicionamento físico do residente, ministradas pelos monitores. Criadas durante a resolução da ANVISA, as atividades da Laborterapia visam resgatar a auto-estima do residente abalada pelos efeitos do álcool e drogas, fazendo com que este se valorize. Trata-se de atividades rotativas voltadas para a manutenção da comunidade. Dentre elas estão os cuidados com os bens materiais, culinária, limpeza e trabalho na horta.

Terapia em grupo: essa assistência tem o intuito de fornecer auxílio psicológico e terapêutico ao residente da Clínica Reencontro, fazendo com que o mesmo através da troca de experiências e identificação compreenda seu tratamento, recuperando sua auto-estima e autoconhecimento.

Atendimentos individuais: são atividades que visam à percepção dos motivos que levaram à dependência química e analisar o comportamento e o estado cognitivo do residente, sempre sob orientação de um técnico de referência, uma psicóloga, um terapeuta, um psiquiatra e um médico clínico.

Reuniões dos 12 passos: objetivam conscientizar, orientar, informar e avaliar o residente a partir dos doze passos, que são constantemente retomados durante os tratamentos de álcool e drogas. Mensalmente, o residente passa por avaliações teóricas e de comportamento, essas avaliações são fundamentadas nos cinco primeiros passos, mas todos os residentes recebem a noção de todos os passos. Recomenda-se ao residente o exercício dos passos restantes através de grupos de ajuda mútua, a prática do apadrinhamento em suas atividades exercidas no seu dia a dia.

Reunião de Sentimentos: exercita nos grupos de auto-ajuda o compartilhamento de problemas, sentimentos e benefícios com o auxílio dos monitores.

Educação física esportiva: as atividades físicas da Clínica Reencontro são feitas três vezes por semana, respeitando a idade e capacidade física dos residentes. Dentre elas, estão esportes como vôlei e futebol, além de outras atividades relaxantes como hidroginástica e caminhadas ao ar livre.

Reintegração social: esta etapa se caracteriza como um retorno ao cotidiano para colocar em prática o que aprendeu durante o tratamento de álcool e drogas realizados na Clínica Reencontro. Essa reintegração é realizada a partir da conclusão do quinto passo. Para manter a abstinência completa adquirida após o término da sua internação, o residente deve tomar algumas precauções que previnam contra recaídas e situações de risco como: ambientes inapropriados e contato com pessoas que usam drogas e etc. Nesse momento, o reabilitado restabelece relações familiares. Além disso, para assegurar que o residente se mantenha longe das drogas e do álcool, a Clínica Reencontro recomenda visitas periódicas para receber acompanhamento médico e frequentar os grupos de apoio com o intuito de partilhar vivências e experiências.

botão fale conosco  botão Preciso de Ajuda  botão Nós Ligamos

Grupo de Apadrinhamento: nestes grupos, são os próprios residentes veteranos acompanhados dos terapeutas que se responsabilizam por aplicar o Programa dos 12 passos no tratamento de álcool e drogas da clínica Reencontro.

Arte e Cultura: são elementos que também funcionam como atividades terapêuticas. Durante as reuniões de família, que ocorrem no decorrer das visitas coletivas, os residentes apresentam peças de teatro e criam sócio dramas com a ajuda dos coordenadores do nosso centro de recuperação. Além disso, visando desenvolver ainda mais a espiritualidade e o repertório cultural dos residentes, fazem parte das atividades a aprendizagem de cantos e louvores.

Grupo Familiar: mensalmente, fazemos um grupo terapêutico de familiares na Clínica Reencontro. Essa terapia é feita de forma gratuita, com o ideal de instruir, orientar e acompanhar a evolução da recuperação dos familiares dos residentes. Essa terapia é dividida em duas partes, sendo a primeira uma palestra com temas relacionados à recuperação, e na segunda parte fazemos um fluxo de ideias, para que ocorra a troca de experiência entre os familiares.

Orientamos também que todos os familiares devem frequentar os grupos de apoio anônimos: Al-Anon, Nar-Anon